sexta-feira, 22 de agosto de 2008

"JEITINHO BRASILEIRO"

Esse texto foi meu trabalho de Filosofia, matéria do meu querido professor Agnaldo!Que não aceitou por não acreditar que o texto era fielmente meu.
Combinei, quase que completamente, todos meus pensamentos com relação ao jeitinho brasileiro.

[...]

O povo brasileiro carrega com si uma cultura muito vasta e miscigenada. E o famoso “jeitinho brasileiro” nada mais é do que uma acumulação de vários vícios culturais que têm seu lado bom e seu lado ruim, relativamente sendo ético ou não.O principal objetivo é obter rápido favor para si, de preferência as escondidas.Vários autores ligam o jeitinho brasileiro à ação levada pela emoção, sem levar em conta a razão.(B.Albuquerque)

O JEITINHO BRASILEIRO

Há várias definições para o jeitinho brasileiro, erradamente a maioria das pessoas o relaciona apenas com a corrupção, a malicia, e com muitos outros males. Mas ele não é apenas isso, o conhecido jeitinho brasileiro tem também o seu lado positivo, mesmo que essa positividade bata de frente com o padrão moral de muitos países desenvolvidos. Se observarmos a cultura social de alguns, talvez todos, países europeus e compararmos com a brasileira estará bem claro qual o lado positivo do jeito brasileiro.

Na Europa e na maioria dos países desenvolvidos, a cultura social é muito aindividualista, s pessoas prezam pela ética, pela objetividade, e pela formalidade. Fato que não domina a cultura social brasileira. Um exemplo bem comum no nosso dia-dia é: um brasileiro que está com algum problema, ele procura sempre um modo informal, ‘mais barato’, de resolver. Nem sempre essa informalidade é antiética, fazendo assim o sujeito da ação um “malandro bom”, que conseguiu “driblar” a dificuldade de uma forma mais fácil(que a original) e moralmente correta. Outro exemplo, é: um policial rodoviário pára um carro que está irregular, quando ele percebe que é um amigo seu ele o libera por consideração, isso não é ético porque inflige a lei. Nos exemplos percebe-se dois lados do jeitinho brasileiro; o primeiro é positivo, no segundo ocorre uma ação antiética, que certamente é uns dos fatores que prejudicam o desenvolvimento do Brasil: a vulnerabilidade emocional. Esta sendo uma característica do jeitinho brasileiro.

Sabe-se já que o jeitinho brasileiro tem lá seus bons e ruins na ‘história’. Apesar de que na maioria achemos a corrupção o “estandarte principal” do jeitinho brasileiro, deveríamos ter consciência de que ele está em cada um dos brasileiros de forma das mais variadas. Exalado nos atos de companheirismo, de caridade, ate de malandragem, etc. Ele em si é o resultado de uma reação química da mais variada quantidade de culturas presentes no Brasil.

Por b.Albuquerque(trojabf@hotmail.com)

11 comentários:

  1. B.F.... admiro sua capacidade de sintetizar opniões nesses textos. Concordo com cada palavra.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. B.F, parabéns pelo texto.. continue sendo essa pessoa inteligente,e esforçada qe vc é :D e qe a cada dia mim admiro com a tua capacidade!

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo, nunca tinha parado para pensar dessa forma... Mas acho que em sertos países de cultura social formal o que prevalece é sim o não individualismo, tipo: o certo pelo certo - seja qual for a conceqüencia - e esse, a meu ver, é o motivo de pouca corrupsão.
    Valeu ai vei!

    ResponderExcluir
  5. Eu tive o prazer de ler esse texto antes de ele ficar pronto, e de dar opinar.
    Tenho que admitir você consegue se expressar muito bem em seus textos!!

    Djeefther Souza Albuquerque

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Qualquer comentario meu estragaria a blz desta idéia, simpliesmente fantastica! então... Alá "G.K Lewis" :D

    ResponderExcluir
  8. A tá, a tal Humildade descrita por Jéh, em seu blogg, está presente em suas palavras.

    ResponderExcluir
  9. se estive apenas em minhas palavras, ñ sou melhor q um hipocrita sou!? .... ^^

    ResponderExcluir
  10. muiiito boom , vc sabe que eu sempre gostei dos teus textos, tuas musicas, mesmo vc cantando no meu ouvido ;)

    beijoos Nayana

    ResponderExcluir
  11. Beeem demais parceiro, a colocação e cronologia da tuas idéias é muito bem organizada, sem falar da linguagem né?! o equilibrio do formal e do coloquial que faz com que o texto nao seja entediante continua escrevendo que mais pessoal continuaram lendo!

    Marquinho

    ResponderExcluir