domingo, 30 de janeiro de 2011

Evolução ou Involução? (Resposta)

Esse texto seria um comentário ao texto Evolução ou Involução [http://descombine.blogspot.com/2011/01/evolucao-ou-involucao_13.html] de minha amiga Jéssica Rocha, mas ele excedeu no seu conteúdo ideológico, e decidi colocá-lo como exposição da minha Idéia de forma vaga, em relação à algumas problemáticas dos dias modernos. Principalmente em relação ao capitalismo e ao empirismo.

[em relação ao texto Evolução ou Involução] ...

Concordo! Não demasiadamente, mas concordo com a idéia. Sendo que não acredito na Evolução "espiritual" massifica da sociedade. O homem, acredito eu, é uma involução constante de seus valores espirituais, e uma evolução constante de valores tecnológicos, a cada dia que passa ele acredita mais no 'material" e menos no lado espirituoso das coisas. Isso já um resultado da equação capitalismo+homem decaido. Falo isso sem levar em conta o lado bíblico de ver as coisas.

A busca exórbita pelo conhecimento e o estabelecimento de padrões para tal busca, fez com que o Homem eliminasse formas de conhecer que ele não julgou "empírico", isso se tornou um padrão na sociedade, pois esse tipo de conhecimento nos trouxe muitas coisas boas, muitas mordomias, e muitos avanços em vários sentidos, menos no sentido espiritual devido a exclusão das coisas espirituosas que o empirismo causou e causa. Talvez nem totalitária, mas ele rebaixou o espiritual à algo resultante da mente de cada um.

Essa afirmação é um tanto estranha, partindo do fato de que vivemos do modo que vivemos e somos o que somos por conhecer algo. Porém essa afirmação me remeta à aquela frase: " Tirando o amor, tudo demais é ruim."

Acredito sim na limitação do Homem, e que cada evolução que vivemos até hoje, não é em si uma evolução real, seria talvez uma dilatação do nosso campo mental que no fim resultaria na conclusão de que nunca saberemos o total dessa informação que só nos serve quando se sabe por completo. O conhecimento nos impõe um limite que quando nos propomos a transpassá-lo isso trás-nos uma confusão mental, à exemplo, a crise existencial. Todos nossos padrões empirísticos são baseados em lógicas que transcendem o racional, o pelos cientistas tão louvado e exaltado racional do homem.

Enfim, creio que a evolução do espiritual sucede a involução do apego ao empírico. O capitalismo é apenas um sistema empírico baseado na idéia empírica de que no fim das contas somos mais uma espécie em busca da sobrevivência, e sobreviver de certa forma é continuar vivendo sobre qualquer situação... isso remete ao individualismo, sem dúvidas.

2 comentários:

  1. É, com certeza eu não esclareci e me aprofundei nessa ideia do empirismo. Mas, a minha intenção foi ser básica para não impor nenhuma dificuldade na mensagem passada. Seu texto é muito inteligente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. thank´s .. . . aproveitei teu texto como um incentivo para expor a minha idéia em relação ao assunto...

    ResponderExcluir